quarta-feira, 13 de maio de 2009

CONAM e Deputado Raul Carrion homenageiam UAMPA nas comemorações do Dia Estadual do Líder Comunitário



CONAM e Deputado Raul Carrion homenageiam UAMPA nas comemorações do Dia Estadual do Líder Comunitário
Na noite do dia 12 de maio de 2009, na Assembléia Legislativa, lideranças do movimento comunitário de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul participaram de homenagem à UAMPA – União das Associações de Moradores de Porto Alegre, pelos seus 25 anos de luta e articulação do movimento comunitário, na qual foi entregue um Diploma de "Honra ao Mérito", proposta pelo Deputado Raul Carrion e pela CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, dentro das comemoração do Dia Estadual do Líder Comunitário, 5 de Maio, conforme lei Estadual 12.781/07, de autoria do Deputado Raul Carrion.
O Deputado Raul Carrion destacou que o movimento comunitário nasceu no Brasil pela necessidade de enfrentamento aos graves problemas da população mais empobrecida. A luta, que no início buscava aluguéis mais baratos, moradia própria, infraestrutura urbana, e regularização do fornecimento de água e energia elétrica requeria a construção de organizações capacitadas para reivindicar, formular e acompanhar a execução das políticas sociais. Com o passar do tempo, a população organizada foi adquirindo consciência, passando a compreender e a identificar com maior consistência as verdadeiras raízes dos problemas sociais e discutir com mais profundidade questões como saúde pública, emprego, educação, moradia e cidadania. Esta compreensão levou a que o movimento comunitário passasse a jogar um papel de reconhecida importância no cenário político, tanto perante os poderes constituídos, como também em relação aos demais movimentos sociais.
Assim, continuou Carrion, frente à inegável importância dos serviços prestados pelos líderes comunitários à sociedade e, à exemplo do Congresso Nacional, que instituiu o dia 5 de maio como o Dia Nacional Líder Comunitário, aprovamos que tal data também fosse reconhecida como o Dia Estadual do Líder Comunitário, o que fazemos por meio da lei 12.781/07, como forma de prestar uma singela homenagem àqueles que lutam pelo bem-estar social e que tanto contribuem para a consolidação da democracia neste País. Com certeza a UAMPA faz parte, com grande destaque, desta história em seus 25 anos de luta.
Pedro Dias, representando a Diretoria da CONAM na atividade, ressaltou a articulação do movimento comunitário em todo o Brasil, com participação nos Conselhos, debatendo e construindo as políticas públicas, os avanços sociais e a necessidade de mais avanços. Ao mesmo tempo, destacou Pedro, estas conquistas são fruto de muita mobilização e articulação do movimento comunitário. A UAMPA tem sido protagonista deste debate, sendo grande articuladora das ações da CONAM no Rio Grande do Sul.
Getúlio Vargas Júnior, representando a Diretoria da FEGAM, destacou que a FEGAM nasceu do amadurecimento político do movimento comunitário do Rio Grande do Sul, tendo na UAMPA uma grande aliada, sendo as últimas gestões da UAMPA emblemáticas pela pluralidade e articulação das principais diversas correntes de pensamento e opinião política organizadas no movimento comunitário e isto permitiu que nascesse a FEGAM para ocupar um espaço que tinha ficado vazio, com a ausência de uma Federação para articular e fortalecer o movimento comunitário gaúcho. Destacou ainda o papel das mulheres na UAMPA, visto que Porto Alegre historicamente sempre teve mulheres dirigindo as associações de moradores e hoje temos, pelo segundo mandato, uma mulher à frente da entidade como Maria Horácia, que tem dirigido a nossa entidade com muita competência política.
Diversas lideranças comunitárias se manifestaram e saudaram o Dia do Líder Comunitário e a importância da UAMPA em seus 25 anos de história.
A Presidente da UAMPA, Maria Horácia de Ribeiro, encerrou a homenagem agradecendo a todos pelas manifestações e relatos feitos destacando a história da União de Porto Alegre. Horácia afirmou que é muito importante ter parlamentares que sejam parceiros do movimento comunitário e que a Lei do Dia do Líder Comunitário é muito importante, pois ajuda a elevar a auto-estima das lideranças comunitárias que no dia-a-dia, em todas comunidades fazem um trabalho silencioso na busca de melhor qualidade de vida para todos, a UAMPA com 25 anos, com mais de 600 associações de moradores filiadas, marcou sua presença na história de Porto Alegre e das lutas sociais, debatendo reforma urbana, saúde, direitos sociais e infra-estrutura. Maria Horácia concluiu salientando que quem recebia esta homenagem não era somente a diretoria da UAMPA e sim todos os militantes comunitários de Porto Alegre em que a UAMPA sempre se preocupou em dar voz.


De Porto Alegre


Getúlio Vargas Júnior
Diretor da CONAM
Neste ato representando a FEGAM

Um comentário:

  1. A valorização de líderes comunitarios é muito importante,visto que fazem um trabalho pela sociedade,pelo bem dos outros.Faço uma monografia sobre o movimento comunitário em Cruz Alta.Aceito sugestões,comentários...luciana Roman

    ResponderExcluir